domingo, 12 de maio de 2013

Aula dia 07/05/2013

neo Liberalismo econômico político - "deixe fazer; deixe pensar".
   Liberdade de Expressão - "Direitos; sem repressão política"

Liberdade
Livre Circulação da Riqueza - Adam Smith

Liberalismo Econômico

Teoria: 
A teoria do liberalismo econômico surgiu na Europa e na América no final do século XVIII, em um cenário onde o colapso do mercantilismo tornava necessário estabelecer novos modelos econômicos para atender às necessidades de um capitalismo em pleno desenvolvimento.
      A ideia central do liberalismo econômico é a defesa da independência da economia  de qualquer interferência proveniente de outros meios. Ainda segundo esta doutrina econômica, deve ser colocada a ênfase na liberdade e livre circulação da riqueza.
Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. 

As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.

A teoria de Adam Smith foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.



Adam Smith - foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII. Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723.
Conhecido como o pai do liberalismo econômico.



Liberalismo Político

Teoria:

Assim como o Liberalismo Econômico, o Liberalismo Político ganhou força no século XVIII, embora o início da formação de suas idéias centrais remonte à transição do feudalismo para o capitalismo.

Entende-se por Liberalismo Político o pressuposto filosófico de que o os seres humanos têm por natureza certos direitos fundamentais, como o direito à vida, à liberdade e à felicidade. Cabe ao Estado respeitar, e não invadir esses direitos. Ou seja, o liberalismo é uma doutrina que limita tanto os poderes quanto as funções do Estado; os Estados teriam os poderes públicos regulados por normas gerais e seriam subordinados às leis.
Esta doutrina de pensamento acabou virando inevitavelmente burguesa, uma vez que a pequena burguesia e parte da burguesia tradicional viram nela uma premissa filosófica contra o absolutismo, que não os satisfazia.

Entre os pensadores originais desse tipo de liberalismo estavam iluministas como: John Locke, Montesquieu e Anders Chydenius.



John Locke - nasceu em 1632, na cidade de Wrington, Somerset, região sudoeste da Inglaterra. 
Assim como o liberalismo econômico tem um pai, o político também.
Locke é considerado o pai do liberalismo político.



O Liberalismo Político – assim como o Econômico - também inspirou diversas revoluções como a Revolução Puritana, a Revolução Gloriosa, a Revolução Liberal do Porto, a Revolução Americana e a Revolução Francesa. 

Revoluções Burguesas

 - Revolução Industrial (1840)
- Revolução Francesa (1789)
  - Revolução Americana (1776)



Essas 3 (três) revoluções, Revolução Industrial, Revolução Francesa e Revolução Americana, são conhecidas como Revoluções Burguesas, porque foram movimentos levados a cabo pela elite econômica.

Diferença entre DINHEIRO e CAPITAL

Dinheiro é uma quantia que você, ou qualquer outra pessoa tem e não traz lucro, quando não traz lucro é  considerada dinheiro. Capital é um dinheiro investido em "algo" que consequentemente traz lucro. 
"E lucro é o resultado da exploração do trabalho."



Referências: 
http://www.suapesquisa.com/biografias/adam_smith.htm
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-liberalismo-economico.html
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-liberalismo-politico.html
















Nenhum comentário:

Postar um comentário