sábado, 4 de maio de 2013

ILUMINISMO - APROVEITAMENTOS

 Aula dia 30/04/2013

 O movimento iluminista atacou sistematicamente tudo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade. Esse movimento considerou a "razão" como o grande instrumento de reflexão capaz de trazer melhoria de vida. Oferecendo essas ideias, o iluminismo motivou as revoluções burguesas que trouxeram o fim do Antigo Regime e a instalação de doutrinas de carater liberal.

Inspirados pelas leis fixadas nas ciências naturais, os iluministas também defendiam a existência de verdades absolutas. O homem, em seu estado originário, possuía um conjunto de valores que fazia dele naturalmente afeito à bondade e igualdade. Seriam as falhas cometidas no desenvolvimento das sociedades que teria afastado o indivíduo destas suas características originais. Por isso, instituições políticas preocupadas com a liberdade deveriam dar lugar às injustiças promovidas pelo Estado Absolutista.

Por essas noções instalava-se uma noção otimista do mundo que não teria como interromper seu progresso no momento em que o homem contava com o pleno uso de sua racionalidade. Os direitos naturais, o respeito à diversidade de ideias e a justiça deveriam trazer a melhoria da condição humana. Oferecendo essas ideias, o iluminismo motivou as revoluções burguesas que trouxeram o fim do Antigo Regime e a instalação de doutrinas de caráter liberal.


- Europa, sec XVIII - "Século dasLuzes"
- Iniciou-se na França e depois se espalhou pela Europa.

-Cientistas, escritores e filósofos - como quase todos eram chamados - buscam respostas racionais para vários aspectos da sociedade, da natureza, do universo.

-Recusavam a Biblia como única fonte de respostas: "As pessoas devem pensar por si " . (Máxima do período)

-Uso de razão - vencer a ignorância e construir um mundo baseado na verdade, no progresso (É NECESSÁRIO RELATIVIZAR)

* Movimento de ideias, cujo nome indicava a concepção dos "filósofos" da época. Eles entendiam que a contradição entre passado era uma luta entre as trevas da ignorância e as luzes da razão que seria vencida pelo pensamento racional. (ciência e razão -> Progresso) "?"

- Antecessores (ainda no século XVII) - Newton, Locke, Descartes .. Criaram as condições para a discussão da fé como explicação.

-Principais filósofos: Montesquieu (3 poderes, executivo, legislativo e judiciário) , Voltaire (crítico da igreja; dos pensamentos; "superticiosos"; da intolerância) e Rousseau (critico da burguesia e da sociedade burguesa; pensou a noção de "contrato social" )

* Déspotas esclarecidos --> sem renunciar ao poder absoluto, alguns monarcas europeus tentaram colocar em prática algumas ideias iluministas, tais como racionalizar a cobrança de impostos e modernizar instituições como educação e forças armadas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário