quarta-feira, 28 de agosto de 2013

QUEIMADA FILME (1969)- RESENHA



Elenco:

Marlon Brando (Sir William Walker)
Evaristo Márquez (Jose Dolores)
Norman Hill (Shelton)
Renato Salvatori (Teddy Sanchez)
Dana Ghia (Francesca)
Valeria Ferran Wanani (Guarina)
Giampiero Albertini (Henry)
Carlo Palmucci (Jack)
Thomas Lyons (General Prada)
Joseph P. Persaud (Juanito)
Alejandro Obregón (Major)

Direção: Gillo Pontecorvo.
Duração: 112 minutos.


Resenha

O filme é nomeado como Queimada, porque é o nome de uma que os português tiveram que queimar para vencer a resistência dos indígenas.
Guerra fria no auge, Estados Unidos atolados no Vietnã, rebeldia generalizada no meio universitário, ainda como ressaca do maio de 68 francês – tudo isso tornava vital o tipo de discussão sobre o colonialismo trazido pelo filme.
Queimada foi proibido pela censura brasileira, só sendo liberado anos depois, em 1980, quando o regime militar obrigou-se a adotar fachada mais civilizada.
O filme procura no passado fatos que possam, não digo explicar, mas pelo menos esclarecer o presente. No caso, ele toma uma ilha fictícia, nas Antilhas, como modelo de aplicação do processo colonial.
Em meados do Século XIX (ano de 1845), numa ilha do Caribe que tem o sugestivo nome de Queimada (aludindo a um sangrento episódio de seu passado), aonde os portugueses tiveram que queima-la para vencer a resistência dos indígenas.
Willian Walker (Marlon Brando) chega à Queimada com a missão de mudar a ordem do poder local, quebrar o monopólio português sobre a cana-de-açúcar para atender aos interesses da Coroa Inglesa. Enviado ao Novo Mundo em 1845 (Novo Mundo é um dos nomes dados ao hemisfério ocidental, mais especificamente ao continente americano. O termo tem as suas origens nos finais do século XV aquando da descoberta da América por Cristóvão Colombo) ele tenta persuadir a população de escravos a ideia de uma revolução contra os colonizadores portugueses. Ele vai para a Ilha de Queimada, um importante produtor de cana-de-açúcar, onde ocorre uma tentativa de rebelião dos escravos negros. Seu intuito é contatar o líder e oferecer o apoio inglês , encontra então a figura ideal de um líder para construir e moldar, o então estivador José Dolores (Evaristo Marquez), a quem incita inclusive a roubar um banco para, segundo o mesmo agente, financiar a rebelião, o que, contudo, não era verdade, pois se tratava de mera armação encenada .

QUASE FINISH DA HISTORY

Depois de um certo tempo Walker volta para depor quem está no poder pois o momento econômico exige um novo quadro político na região. Quando Walker desembarca no Porto houve uma voz parecida com a de José de Dolores (depois de conduzir a paralização da máquina administrativa e econômica da ilha, Walker e classe dominante o derruba, depois disso José morre), logo Walker estava tendo uma ilusão, e no lugar de José, era um ladrão, e o END OF HISTORY (fim da história), você saberá e terá uma melhor compreensão do mesmo assistindo ao filme.
Que pode ser encontrado neste link: http://thepiratebay.sx/torrent/4094740
Só é necessário ter um gereciador de torrent como o Utorrent ou Bittorrent :)




Nota: O hemisfério ocidental ou hemisfério oeste engloba todas as regiões situadas a oeste da longitude 0°, ou Meridiano de Greenwich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário